sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

BULLING: quando é na forma adulta

Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender

"Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do bullying durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta."





Bulling é como se chama agora, mas este problema social já existe há muitos anos, no meu tempo chamava-se malta rufia que batia nos outros,
verdade seja dita que antes se ouvia falar menos neste mal, e eu até arrisco o porque de ser assim: porque antigamente os pais andavam mais em cima dos seus filhos, porque antigamente os pais não queriam nem ouvir falar "nas modernices" de não se bate nas crianças, porque antigamente se algo de grave se passava na escola os pais eram lá chamados e já se sabe o desfecho da conversa- uns bons bofetões quando chegavam a casa.
Mas hoje em dia, e talvez devido á correria em que vivemos, os pais tendem a passar pouco tempo com os seus filhos, as televisões (com programas menos aconselháveis) os jogos (com prémios para quem mata mais) são as companhias das crianças; as escolas cheias de alunos e com pouco pessoal caem nos erros de não conseguir acompanhar todos os estudantes e gera-se um pouco de anarquia onde para alguns tudo é permitido
e assim se chega facilmente aos casos de Bulling onde as crianças mais frágil, diferentes ou menos protegidas são diariamente massacradas pelos ditos galifões que como cães cheiraram o medo dos outros e que os atacam como lobos esfomeados.
E apesar de todos os estudos, de todas as reportagens e de tudo o que já ouvi sobre o assunto, não deixo de acreditar que o que estes jovens necessitavam era de pais com mão de ferro sem as "fofusices" de não se bate nas crianças, pais que no primeiro deslize de arrogância máxima do seu filho soubessem agir sem peso na conciência: um castigo, uma punição e se nada disto resulta-se um belo palmadão que nunca vez mal a ninguém.
E assusta-me saber que em muitos casos isto não acontece porque os próprios pais acham bem e bonito ter um filho galifão que é o maior na escola, e porquê??? porque talvez eles próprios sejam adeptos desta modalidade; e é este Bulling que a mim me assusta mais, o que é praticado na idade adulta, porque se enquanto criança podemos aprender a não o ser em adultos já não o fazemos - pelo contrário, tornamo-nos em verdadeiros "experts" na matéria.

SIM É O BULLING QUE ME ASSUSTA, E INFELIZMENTE AINDA HÁ MUITO BOA GENTE QUE SE ACHA SUPERIOR AOS OUTROS E NO DIREITO DE ESPEZINHAR AQUELES QUE CONSIDERAM DIFERENTES, FRACOS OU QUE ESTÃO SIMPLESMENTES Á VONTADE PARA LHES FAZER UM POUCO DE FRENTE QUANDO DIZEM UMA VERDADE SOBRE OS MESMO.

Deixo-vos com alguns "truques" utilizados por um Bulling, e se por mero acaso acaso forem vitimas dos mesmos, não tenham medo: Enfrentem o toiro pelos cornos como se diz;

  • Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada


  • Espalhar rumores negativos sobre a vítima.



  • Depreciar a vítima sem qualquer motivo.



  • Isolamento social da vítima.



  • Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying



  • Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com frequência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").



  • Fazer que a vitima passe vergonha na frente de varias pessoas



  • No caso de serem  crianças, não sejam benevolentes ao ponto de os deixar prosseguir nesta vida com a ideia de que são seres superiores aos outros e que por isso podem fazer o que querem e bens lhes apetece, ocupem-se deles, a educação das crianças deve ser dada pelos pais e não só pelas escolas, o tempo em família é essencial, o privar de certas series ou jogos não é nada do outro mundo pode e deve ser feito e se algum dia se virem nesta situação o castigo e punição por muito que doa tem de ser aplicado.


    BULLING NÃO!!!!!

    2 comentários:

    1. Como mãe este é um tema que me preocupa imenso. Acho que temos que estar muito atentos aos sinais que os nossos filhos dão, para actuarmos o mais rapidamente possivel.

      Parabéns pelo blog. Está muito giro!

      ResponderEliminar
    2. Rita
      Muito Obrigada, ficamos muito satisfeitas por gostar do nosso blog.
      Este é um dos problemas da sociedade que nos preocupa imenso e por isso temos acompanhado os estudos que estão a ser feitos, e pensamos que se os pais estiverem atentos aos sinais será mais facil acabar com este problema, mas não nos podemos esquecer também de combater o bulling em forma adulta pois assim este modo de vida não passa para os filhos.

      ResponderEliminar